Diário de empreendedora

Hoje é Domingo, pede cachimbo! E pede também uma pausa para fazermos o planejamento semanal. Isso mesmo: reserve todo domingo um momento para organizar seus compromissos, afazeres e metas para a semana que se inicia. Assim, você já terá uma visão bem clara de como serão seus próximos dias, e vai conseguir se organizar melhor para cumprir todos os itens da sua lista. Não confie apenas na sua cabeça para lembrar de tudo, nem deixe a vida te levar (vida leva eu!). Se você quer alcançar seus objetivos de longo prazo, é importantíssimo se organizar também no curto prazo. Pois é fazendo um pouquinho por vez que alcançamos grandes resultados.

Como se organizar?

Aqui não existe resposta correta, e sim aquela que funciona para você. Por exemplo, eu gosto de sempre ter um planner (ou agenda) para anotar tudo que pretendo fazer nessa nova semana. O que estou usando esse ano tem uma página com as datas, em que anoto os compromissos que possuem um dia/horário específico para acontecer, e outra para anotações gerais, em que coloco o que preciso cumprir durante a semana, independente de quando ou ordem a seguir.

O planner que estou usando em 2019: de um lado, as datas para compromissos com dia/horário fixo. Do outro, as anotações para afazeres a serem cumpridos durante a semana.

Você encontra facilmente agendas e planners em qualquer livraria, papelaria, ou até mercados por aí. E as opções são inúmeras, desde estampas, layout, tamanhos e até preços: já vi agenda de R$ 9,90, assim como planners de mais de R$ 200,00 (todo personalizado com seu nome e outros detalhes fofos). Então, vai do seu gosto (e bolso!) qual escolher.

Posso anotar no celular?

Se você é daquelas que prefere resolver tudo com o celular, não está sozinha. Existem uma infinidade de apps de agenda virtual, além dos que já vêm como padrão nos smartphones, para você ver qual prefere.

O app de calendário padrão (tanto no iOS como no Andriod) já são super bacanas e têm as funcionalidades mais importantes: adicionar tarefa, lembretes, convidados, local e etc. E como são vinculados a sua conta (da Apple ou Google), as informações ficam sempre sincronizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Testei também alguns apps específicos para agenda no Android, mas não cheguei a achar nada surpreendente. A grande maioria é mais do mesmo: trazem recursos idênticos ao das agendas do sistema, mudando um pouco o layout. É o caso do app Dreamie Planner, que tem as mesmas funções do calendário padrão, mas permite que você escolha um tema de plano de fundo para sua agenda.

Acompanhamento: Semanal ou Diário?

Então você já decidiu como registrar seu planejamento e organizou o que precisa fazer na sua semana. Agora só precisa se preocupar com isso novamente no próximo domingo, verdade?

De jeito nenhum! Esse seu planner, agenda, app, ou o que for, será seu companheiro inseparável durante a semana. Confira seu planejamento pelo menos duas vezes ao dia:

  • Pela manhã: para ver o que tem agendado para o dia, sem esquecer de checar quais são as pendências da semana. Assim, saberá onde gastar seu tempo ao longo do dia.
  • Pela noite: para atualizar o planejamento marcando as tarefas que conseguiu concluir e o que surgiu de novo a ser feito.

E no domingo, analise tudo que foi (ou não!) feito durante a semana, para planejar a próxima. Considere o que ainda ficou pendente e precisa receber atenção, e o desempenho que teve nas tarefas concluídas. Ou seja, avalie se não está agendando mais atividades do que consegue cumprir, ou se pelo contrário, está sobrando tempo vago que poderia ser melhor aproveitado. Vá ajustando seu planejamento ao seu ritmo.

Recurso Bônus – Google Keep

Que o Google tem uma série de ferramentas incríveis para facilitar a nossa vida, todo mundo está cansado de saber. Gmail, Agenda, Drive, Forms, Documentos, Apresentações, Planilhas… Tudo de graça e em nuvem, ou seja, conseguimos acessar as informações sincronizadas de qualquer lugar ou dispositivo. Mas tem uma em particular que acho incrível, e não sei o porquê de ser pouco conhecida: Google Keep.

A ideia básica é funcionar como um painel de post-its, permitindo escrever diferentes notas conforme as informações que deseja organizar. Você consegue colocá-las em forma de lista (e riscar uma a uma quando completá-las), adicionar imagens e até mudar a cor de fundo para categorizá-las, por exemplo.

É possível também configurar lembretes, para receber um aviso do prazo de alguma atividade, ou até adicionar um colaborar para aquela nota. Dá para criar um visual incrível com o Keep, tanto no notebook como no celular (tem app para baixar!).

Agora é com você!

Mostrei como faço para organizar minha semana e dei alternativas caso queira fazer de maneira diferente. Contudo, não se esqueça: o mais importante não é COMO, mas de fato FAZER. Seja em um planner completamente personalizado ou numa caderneta simples, não deixe de reservar um momento do seu domingo para delinear como serão seus próximos sete dias. Isso será fundamental para planejar como alcançar suas metas, trazendo clareza sobre o que precisa ser feito em cada etapa.

E se você ainda não tiver definido suas metas para 2019, corre nesse post aqui para conferir dicas de como estruturá-las da maneira ideal, usando o modelo SMART.

Você gostou desse conteúdo?
Inscreva-se hoje e receba as novidades do Diário de Empreendedora.
Eu desejo me inscrever na lista de email do Diário de Empreendedora para receber novidades
Powered by Optin Forms