Diário de empreendedora

Joy: O Nome do Sucesso

Não sei se vocês são assim também, ou só eu que sou meio louca mesmo. Mas tenho achado difícil “desligar” e me permitir momentos de não produtividade, mesmo aos finais de semana. Sempre fico pensando: mas eu ainda tenho que fazer isso e aquilo, não dá para simplesmente parar e ver um filme. Já pensou, duas horas INTEIRAS parada, só olhando para uma tela? Sem produzir nada? Não, não, seria um crime.

Pois na verdade o crime é não fazê-lo. Ok que estamos sempre cheias de coisas para resolver, e o tempo nunca parece ser suficiente. Porém, aprenda logo uma lição da vida de empreendedora: a lista de coisas a fazer nunca vai estar zerada. Toda hora aparece algo novo, uma ideia, um compromisso ou o que for exigindo nossa atenção. A missão é equilibrar essas obrigações do negócio com os outros aspectos da nossa vida, sem que nenhum dos lados fique descompensado.

Então, permita-se parar um pouco para fazer coisas que não estejam diretamente relacionadas com seu negócio, como sair com os amigos, assistir um filme ou até um hobby. Sua saúde mental irá lhe agradecer imensamente.

Por mais consciência que tenha da importância desses momentos de descontração, ainda luto muito para conseguir fazê-los sem aquele sentimento de culpa, de estar perdendo tempo. Mas tenho me policiado para melhorar nesse sentido. E ontem (re)assisti a “Joy: o nome do sucesso”, o que na verdade pode ser considerada uma espécie de trapaça minha, pois o filme traz a história de superação da protagonista para conseguir fazer seu negócio decolar. Então, já assisti com aquele olhar crítico comparado com a nossa realidade e pensando nesse post que poderia escrever para vocês. Faz parte, né? rs

No filme, Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, uma inventora nata desde pequena. Sempre muito criativa, vivia criando itens para solucionar problemas que observava no dia a dia, como a coleira anti-enforcamento para cachorros (que nunca tirou do papel) e o esfregão revolucionário, com o qual alcançou o sucesso – não sem antes passar por todo tipo de dificuldade possível e imaginável.

Para quem ainda não assistiu, super recomendo. É um filme bem desenvolvido, que retrata as mil e umas obrigações e contratempos enfrentados na vida de negócios. Joy tem que conciliar as responsabilidades de casa, da família e do negócio, apostando alto na sua ideia de produto e trabalhando incessantemente contra tudo e todos para buscar o tão sonhado sucesso.

Ao longo da história, a aflição toma conta de quem já teve problemas com fornecedores (e quem nunca!), pois consegue ir observando que as coisas não estão caminhando bem nesse sentido. Acreditar na primeira proposta que surge, ainda mais quando tudo parece conspirar para dar certo, é cilada Bino! Esteja sempre atenta e certifique-se de que o que lhe prometem é realmente verdade antes de confiar em novos parceiros.

A pressão e descrença de pessoas próximas também pode soar velha conhecida de muitos, assim como a família conturbada exigindo constante atenção. Ao invés de apoio, Joy encontra mais cobranças e preocupações em casa.

Em compensação, há a mensagem de que em momentos de real dificuldade fica claro quem está verdadeiramente ao nosso lado, como foi o caso da avó e da amiga, ambas tendo se mostrado decisivas nas horas mais importantes. Se você tiver alguém assim por perto, tem tudo para vencer o ceticismo dos demais.

Jackie, em destaque: a melhor amiga que se fez presente quando Joy mais precisava.

Percebemos também que o principal vendedor de nossos produtos deve ser nós mesmos. Joy teve que ser capaz de convencer desde o presidente do canal de infoanúncio até a dona de casa que assistia o programa de que seu esfregão era revolucionário. Afinal, era ela quem melhor conhecia e acreditava no potencial do seu produto.

A superação final é aquela injeção de ânimo de que muitas vezes precisamos. É compreender que o momento de desespero perante às adversidades vai acontecer sim, mas não podemos deixar com que ele tome o controle da situação. Surtou? Ótimo, permita-se extravasar. Porém depois respire fundo, recomponha-se e vá encarar de frente os problemas. Reinvente-se quando necessário, mude o rumo, mude as parcerias, mude tudo que for necessário. Só não mude seu caráter e continue lutando até alcançar o sucesso. Faça o que tem de ser feito, pois ninguém o fará por você. A frase que mais me marcou no filme fala justamente sobre isso:

“Don’t ever think that the world owes you anything, because it doesn’t. The world doesn’t owe you a thing.”

Que em português, seria algo como: “Nunca pense que o mundo lhe deve algo, porque ele não deve. O mundo não lhe deve nada.” Ou seja: ou você corre atrás dos seus sonhos, ou nunca irá chegar onde deseja. Nada cai do céu.

Para fechar, há ainda uma última lição valiosa no filme: a retribuição. Após atingir o sucesso em seu negócio e se estabilizar, Joy passa a incentivar e financiar invenções de outras pessoas. Pelo que dá para entender, funciona como uma espécie de incubadora de novas ideias, desenvolvendo aquelas que julga como promissoras. Ela passou a oferecer aos outros aquele apoio inicial que tanto lhe fez falta quando estava começando.

Em resumo, Joy é um filme que vale a pena assistir. Não apenas por lazer, mas também pelas mensagens marcantes que traz. Você vai terminá-lo com aquele brilho nos olhos, pronta a encarar os desafios no caminho do seu sonho. Aproveite toda essa motivação e comente aqui embaixo qual foi o momento mais marcante do filme para você.

Ficha Técnica

Título: Joy, o nome do sucesso

Direção: David O. Russell

Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper

Duração: 2 horas e 4 minutos

Lições do filme:

  1. Dedique-se e persista
  2. Questione antes de confiar
  3. Tenha quem lhe apoie
  4. Você é a melhor vendedora do seu produto
  5. Reinvente-se
  6. Retribua

Na Saraiva você encontra o filme em DVD e Blu-Ray:

DVD: R$ 19,90
Blu-Ray: R$ 39,90
Você gostou desse conteúdo?
Inscreva-se hoje e receba as novidades do Diário de Empreendedora.
Eu desejo me inscrever na lista de email do Diário de Empreendedora para receber novidades
Powered by Optin Forms